A CAPACIDADE INTUITIVA

Imagem Bing


          A intuição não nos vem do puro acaso, não é uma dádiva aos “preguiçosos” do pensar, mas aos corajosos, aos que madrugam aos pensamentos... E pensar não é uma coisa restrita aos diplomados filósofos, mas àqueles que têm um cérebro funcional. 

           Todos nós somos pensadores, temos nossas ideias “loucas” sobre as coisas..., nossas teses, teorias... Só que nem todos têm a coragem de formular seus pensamentos, é como se estivessem no tempo da inquisição. Mas é. Há uma “inquisição” imposta pelos produtos tecnológicos já pensados. E o pensamento crítico, construtivo de uma grande parcela de nós é posto às fogueiras da “inquisição” tecnológica. 

   
          Muitas pessoas têm medo de expor seus pensamentos, talvez por se acharem ridículos ou receio de serem taxados assim, e até são crônicos em dizer: “Platão diz...” Sim, Platão diz. E você? Não tem opinião própria? Seu pensar é Platão? A massa cefálica que preenche seu crânio é a mesma que em Platão?  

         Não somos inferiores no pensar as coisas que este ou àquele filosofo – antigo ou moderno – somos continuidade da espécie dos animais pensantes... E podemos ser até superior aos antigos filósofos; muitos conceitos de muitos deles já estão ultrapassados. Somos os pensadores de nossa geração, os grandes filósofos do presente. Quem mais para nos dizer sobre esta experiência dinâmica que um dos maiores pensadores da raça pensante: “Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho num profundo silêncio – e eis que a verdade me é revelada.” (Albert Einstein)  

          Pensar é a chave da intuição.



Por, Agnaldo Tavares